sexta-feira, 16 de maio de 2008

Turismo. Destino: Túnel de Fortaleza

Quem vem ao Rio de Janeiro tem como atração turística algumas favelas. A prefeitura oficializou as favelas como destino já incluso no roteiro de viagem do turista, principalmente o estrangeiro. O turista vem e conhece a cidade por um outro ângulo. O Rio é lindo olhado do alto do pão-de-açúcar, do corcovado, das praias sempre belas, mas a vista da favela da rocinha, por exemplo, poucos conhecem e é uma das coisas mais lindas. Foi muito inteligente quem bolou esta idéia.
Alguém aí ainda se lembra daquele milionário assalto ao Banco Central de Fortaleza? Pois então, a prefeitura daquela cidade está deixando de lucrar muito com seu novo túnel que, assim como as favelas do Rio, está famoso no mundo inteiro. Por que não incluir o passeio ao túnel no roteiro de viagem?
Sem exagero nenhum, o túnel que foi construído para assaltar o Banco Central pode ser considerado um marco na história da engenharia moderna, sem ao menos ter usado recursos milionários. Ele tem 80 metros, foi construído a 4 metros de profundidade e passa debaixo de casas e até de uma avenida, e ainda conta com um moderno sistema de refrigeração. Em vez de fechá-lo, como pretende fazer a prefeitura, deveria mantê-lo aberto e aberto ao publico, pois, com certeza, qualquer um teria curiosidade de conhecê-lo.
Imaginem só que legal! Você vai a Fortaleza, conhece as praias, as dunas, os museus, pontos históricos e outras “cositas mas”, e depois vai ao túnel (que poderia até ter um nome legal, mas eu já estou dando a idéia do turismo; o nome fica para outro inventar), percorre todo os seus 80 metros, sai diretamente no cofre do BC e ainda conhece um pouco do nosso sistema financeiro. Não é demais!? Nossa! Eu deveria fazer Turismo. Ninguém visita um Banco Central; as pessoas visitam praias, museus, restaurantes, e etc e tal, mas Banco Central não!
Não sei se estou conseguindo ser engraçado, mas nem queria... A idéia é séria!
Pensem nisso.

Nenhum comentário: